Hidrômetro com defeito? Saiba se está na hora de trocar o seu hidrômetro:
Como fazer a Leitura?
Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000.
Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal basta registrar o valor que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.
Como a água passa pelo hidrômetro?
A água vem desde a Estação de Tratamento pela rede de distribuição. Antes de chegar à torneira de um consumidor, ela passa pela tubulação, entra no cavalete onde está o hidrômetro, passa por dentro do medidor para, finalmente, estar disponível no encanamento do imóvel.
Por que é preciso trocar o hidrômetro?
Porque o hidrômetro é um aparelho instalado para registrar o consumo de água do imóvel e, dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, ele se desgasta, havendo a necessidade de substituição por um novo equipamento.
A SANEAGO comunica o cliente antes de trocar o hidrômetro?
Sim, a empresa encaminha ao imóvel um comunicado com 30 dias de antecedência da troca.
Quando é necessária a troca do hidrômetro?
A troca de hidrômetro pode se dar pela periodicidade de manutenção, limite do volume registrado, ou defeito/falha no equipamento, detectados pelo técnico que realiza a leitura do hidrômetro quando faz a apuração mensal do consumo no imóvel do consumidor. Também pode ser realizada a troca quando o cliente faz o pedido pelo telefone.
A troca do hidrômetro aumenta o consumo de água?
Não, o consumo está associado ao uso da água no imóvel e independente da troca do aparelho. Porém, com a troca, pode ocorrer aumento do valor da conta, pois o novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado.
O que devo fazer se minha conta aumentar após a troca do hidrômetro?
Se depois da troca do aparelho o consumidor verificar uma variação do valor da conta acima de 20% a 30% - tendo o cliente mantido o mesmo padrão de consumo - pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas do imóvel.
Como faço para saber se há vazamento no imóvel? O vazamento é sempre visível?
O cliente deve fazer uma inspeção na rede hidráulica do imóvel, por meio de uma equipe de técnicos especializados em caça-vazamentos credenciados na Distribuidora de água local (SANEAGO), a fim de obter um laudo técnico ao final da vistoria com as devidas instruções de resolução e que também será o meio de solicitação de troca caso o defeito seja no hidrômetro do imóvel
A quem devo procurar em caso de não haver vazamento ou para esclarecer outras dúvidas?
Caso não se encontre nenhum vazamento, o cliente deve entrar em contanto com o atendimento da SaneaGO pela Central de Relacionamento, nas agências comerciais ou na agência virtual. O endereço das agências estão descritos nas contas de água.
Quando o ar entra no encanamento e faz o hidrômetro girar a conta de água não aumenta? Posso usar eliminador de ar para evitar a entrada de ar?
Diversos testes realizados pela Sabesp demonstraram que a quantidade de ar que chega ao hidrômetro é tão pequena que não representa diferença na conta mensal. Em condições normais de abastecimento, a maioria absoluta das redes de distribuição e das ligações de água operadas pela Sabesp não está sujeita a entrada de ar nas tubulações.
A Líder vazamentos assegura o seu imóvel fazendo a inspeção eletrônica de toda a rede hidráulica para garantir que não há vazamentos ou outros problemas e após a verificação, caso seja constatado que o defeito é de fato no hidrômetro, nossa equipe emite um laudo técnico credenciado sendo o mesmo considerado como evidência do problema, para que seja solicitado a troca. Caso o defeito seja na rede hidráulica, com nosso laudo técnico o cliente conseguirá recorrer do valor elevado da conta de água, causado pelo vazamento não visível em seu imóvel assim que solucionado.
コメント