Consumo consciente de água - Caça Vazamentos em Goiânia


consumo de água consciente caça vazamentos em goiânia

De acordo com dados do último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema, o volume total de água na Terra é de aproximadamente 1,4 bilhões de km³.

Ao olharmos o planeta Terra (ou Planeta Água?) observamos a grande superfície coberta de água, o que corresponde a cerca de 2/3 da superfície terrestre. Desse volume total, 97,5% é água salgada de mares e oceanos e apenas 2,5% (~35 milhões de km³) é água doce, considerando que o volume total que está principalmente em águas subterrâneas e em geleiras. Com isso, somente 0,007% é água doce disponível para consumo, que pode ser encontrada em rios, lagos e na atmosfera.

Em comparação com outros países, o Brasil está em posição privilegiada no acesso ao insumo. Possui 12% de todas as reservas de água doce do mundo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

Do volume total, ~70% (dos 12% de água doce no território brasileiro ) está concentrado na Região Amazônica; que possui o menor número de habitantes do país, inferior a 10% do total do País. Os restantes 30% são divididos entre as regiões Nordeste ( 3%), Centro-Oeste (15%), Sul (6%) e Sudeste (6%).

Esse percentual representa uma concentração significativa no Brasil do total de água doce disponível no mundo, o que traz a este país, rico em recursos hídricos, uma responsabilidade ainda maior na gestão destes recursos.

Entretanto, existem muitos problemas que afetam a qualidade e a disponibilidade desse recurso vital a serem tratados, dentre os quais estão o crescente aumento do consumo, o desperdício e a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e resíduos tóxicos provenientes da indústria e da agricultura, a distribuição desigual e a visível falta de saneamento.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube